Aqui por casa ao domingo é dia de estar na cozinha a preparar, adiantar ou só até planear as refeições da semana.
Para além das refeições, fazer algo doce para se degustar durante a semana é também rotina habitual, seja um bolinho, ou como foi no passado domingo, biscoitos.
Biscoitos que encheram as latas aqui de casa e algumas outras que entretanto serviram para distribuir um pouco de ‘amor’, sim porque cozinhar é isto mesmo, distribuir ‘amor’ por quem de alguma forma tem um lugar no nosso coração.
A primeira lata viajou ainda os biscoitos estavam mornos e foram com a Ju, que está em época de testes e levou os bolinhos para aquecer o coração dos colegas.
Fiz três tipos de biscoitos distintos: Os Biscoitos de Azeite, Os Biscoitos da Tia Lina e Os Bolinhos de Canela (clique no titulo das imagens para ver as receitas).
Os Biscoitos de Azeite, retirei-os do livro de cozinha do Pingo Doce de 1998, há lá vão alguns aninhos ?. São uns biscoitos secos que depois de assar ficam duros e que podem ser moldados em diferentes formas. Normalmente faço laços ou S’s, mas podem-se fazer outras. Moldam-se como plasticina, isto é, pega-se numa quantidade de massa e rola-se entre as mãos para fazer um cilindro que se vai abrindo para dar comprimento. Depois é só dar a forma pretendida.
Outros dos eleitos desta semana, foram os que chamei de Biscoitos da Tia Lina, pois a receita original, foi-ma passada por ela, a minha tia e madrinha, irmã do meu pai. Tem umas mãos de fada e tudo o que faz é perfeito! Não me refiro apenas à culinária, pois ela é uma artista de mão cheia, pinta quadros e louças, faz malha, trata de móveis. Tudo a que se propõe fazer, sai perfeito.
Estes biscoitos levou-nos numa das visitas que fez a casa dos meus pais quando nós lá vamos. Esta receita como aqui a deixo não é a que provei na altura, pois quando foi hora de apontar, esqueci um ingrediente, a banha, e só depois de lhe perguntar e dizer que os meus tinham ficado um pouco diferentes do que os que provei, é que me apercebi que me tinha esquecido de apontar! O que interessa é que aqui em casa gostamos deles assim e evitamos aquela parte do psicológico, que diz que mais gordura não ?!
Por último e, talvez os mais importantes, os Bolinhos de Canela. E porquê mais importantes? porque são os preferidos da Ju, aqueles que desde pequena ela gosta e come, talvez dos únicos, com exceção dos Biscoitos da Bivó Juliana, mas esses são os mais especiais e hão-de ter um lugar aqui em breve.
Estes Bolinhos de Canela, são uns biscoitos simples de manteiga que depois de moldados se passam por canela. Depois ao cozer, racham o que lhes confere aquele aspeto tosco de sabor delicioso. Estes faço sempre duas doses!
Estes foram os eleitos desta semana, mas já tenho alguns escolhidos para fazer e voltar a encher as latas ? , fiquem atentos.
Espero que façam e que gostem tanto como nós aqui em casa!