Algarvia

Carne Porco com Amêijoas

Carne de Porco com Amêijoas

Sem dúvida que esta Carne de Porco com Amêijoas é uma receita vencedora. Fácil de fazer e deliciosa, uma refeição rápida de pôr na mesa, que pode acompanhar com batatas fritas e uma salada! A receita, como a explico aqui, nem precisa de tempo de preparação, pois a carne é temperada na hora de ir para a frigideira. É uma ótima alternativa quando não tem nada programado.

Carne de Porco com Amêijoas Read More »

Caracóis Cozidos

Caracóis Cozidos

Para mim, estes Caracóis Cozidos, são o meu petisco preferido de verão. Sei que é algo que não reúne consenso, mas eu cresci a comer caracóis, pelo que faz parte da minha cultura. A receita que aqui lhe deixo, é como os fazemos em casa dos meus pais, uma receita simples, sem sabores artificiais. Não é uma receita difícil de fazer, contudo é uma receita que requer tempo, pois os caracóis têm de ser muito bem lavados e escolhidos, para ver se vão todos em condições para a panela. Para eu fazer estes caracóis, eles viajaram de Olhão para a Maia, pois nunca me atrevi a comprar caracóis cá em cima, nem sei se os há. Pelo menos sei que não há onde os comer fora de casa, ao contrário de em Olhão, que os podemos comer em vários sítios! Eu fiz, comi e deliciei-me, num dia de sol, nesta primavera que nos tem dado demasiados dias de chuva.

Caracóis Cozidos Read More »

Lulinhas Fritas

Lulinhas Fritas

Estas Lulinhas Fritas têm sabor a Olhão :), sabor a casa. São rápidas e fáceis de fazer, basta seguir as indicações da receita, que não tem como falhar. O truque está no descartar a água que as lulas largam no início da cozedura. Este truque tanto pode ser usado com estas lulinhas, como com lulas de maior tamanho, resulta sempre. Aqui em casa, gostamos de acompanhar as Lulinhas Fritas com Batata também frita, temperada com Alho em Pó e Sal e também com salada, hoje foi de Alface. Espero que goste da sugestão!

Lulinhas Fritas Read More »

Folar de Olhão

Folar de Olhão

O Folar de Olhão é o folar que me acompanha desde sempre! Cresci a ver a minha avó Juliana a fazer folares na Páscoa, pensando eu que era tão fácil, pois ela fazia tudo parecer tão fácil, amassava à mão folares para todos nós. Não querendo mentir, a minha avó fazia mais de 10 folares de cada vez, todos de tamanhos diferentes, cozidos em tachos de alumínio. Na hora de os cozer, lá íamos nós com os tachos na mala do carro, para os cozer nos fornos das fábricas do pão de Olhão. Uns anos íamos à Aliança, noutros aos ‘Mau-maus’. Dependia de quem ia ter os fornos ligados e disponibilidade para nos receber. Só depois de ‘crescida’ comecei a dar valor a tudo isto, ao que marca a minha história de vida. Coisas que eram tão tidas como minhas, que na altura não lhes dava a devida importância. Ontem fiz três folares. Amassei-os na batedeira, cozi-os no forno aqui de casa, tudo muito diferente, mas ajustado à realidade dos nossos dias e que espero que daqui a uns anos, a minha filha dê o devido valor. O Folar de Olhão, para quem não conhece, é um folar doce, feito em camadas, com uma mistura ainda mais doce pelo meio. Em 2019 eleito como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal. Existem diversas receitas, a que aqui hoje vos trago, é a receita como a minha avó o fazia. Quando à forma, continuo a fazer a forma tradicional, embora nos últimos anos, tenha visto que começaram a fazer o folar enrolado, são opções que respeito e até gosto, tanto que fiz um deles assim. Creio que na cozinha há sempre lugar para todos, sempre com respeito mútuo.

Folar de Olhão Read More »

Rolar para cima