Estamos na época alta do tomate e cá por casa, época de Piperade.
Para que não restem dúvidas de como fazemos o nosso, partilhamos neste post um passo a passo com todos os detalhes, para que o vosso fique tão, ou mais, delicioso.
A receita completa encontram-na aqui.
Os ingredientes principais do Piperade são: pimento vermelho e verde, tomates maduros, presunto, ovos e pão.
Para o fazer, irá necessitar de uma frigideira (sertã) que possa ir ao forno, isto é, cuja asa seja também de metal, não podendo conter nenhuma parte de plástico.
O método de preparação divide-se em duas partes: a primeira, onde se confecionam os alimentos ao lume e a segunda, onde após se adicionar os ovos, os mesmos vão a cozer, junto com os demais ingredientes, ao forno.
Embora a receita original seja com estes dois passos, se não tiver uma frigideira que possa ir ao forno, depois de juntar os ovos, tape a frigideira e deixe ao lume, até que os ovos estejam cozidos. Podemos sempre arranjar alternativas!!
Vamos lá então.
Se optar por efetuar por usar o fogão e o forno, é altura de ligar o forno a 220ºC, calor por cima e por baixo.
A primeira tarefa é fazer uns rolinhos com o presunto. Esses rolinhos, vão ao lume na frigideira quente, para fazerem um pouco e libertarem sabor.
Depois de tirar o presunto, na mesma frigideira, junte azeite. Quando estiver quente, junte os pimentos e a cebola.
Envolva bem os pimentos no azeite, tempere com sal e especiarias a gosto. Desta vez usámos pimenta e paprika fumada. Deixe ao lume, mexendo regularmente, até que os pimentos comecem a ficar moles.
Junte o tomate, sem pele e em pedaços pequenos, envolva e para que faça mais rápido, tape a frigideira.
Ao fim de algum tempo, verifique a cozedura, se o tomate já estiver todo desmanchado, abra buracos para deitar dentro os ovos.
Com os ovos já todos na frigideira, leve-a ao forno.
Pode ver pela nossa foto que aproveitámos o forno para assar uns nuggets!
Entretanto, coloque outra frigideira ao lume e torre nela fatias de pão, untadas com um pouco de azeite. O nosso deixámos torrar um pouco demais, tivemos que descartar as partes queimadas!
Por fim, quando os ovos estiverem ao seu gosto, o nosso é clara cozida e gema ainda um pouco líquida, retire o piperade do forno, polvilhe-o com coentros frescos picados.
Eu gosto de comer o piperade servido em cima de uma fatia de pão torrado, que irá absorver todos aqueles sucos deliciosos e também gema líquida!
Bom apetite!