A quinoa é uma semente de textura crocante, isenta de glúten.
É considerada pela ONU como um excelente alimento, uma vez que, entre outros fatores, é o único ingrediente de origem vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano.
A quinoa, além de ser uma das melhores fontes de proteína vegetal, contém também magnésio, ferro, potássio, fósforo, zinco e vitaminas B1, B2, niacina e antioxidantes, o que faz desta uma ótima opção para a incluirmos na sua alimentação.
Existem algumas variedades de quinoa, branca, vermelha, preta, etc. Eu gosto de as misturar. Normalmente compro de diferentes qualidades e misturo num frasco para depois cozer.
Neste passo a passo vamos mostrar como cozemos a nossa quinoa.
Para cozer a quinoa, utilizamos a proporção de uma medida de quinoa, para duas medidas de água.
A quinoa tem um travo amargo, pelo que o primeiro passo é lavá-la em água corrente. Para o efeito, coloco a quinoa num coador grande, com malha apertada, de modo a que os pequenos grãos não saiam pela malha.
Depois de lavada, colocamos a quinoa num tacho com a água e sal. Neste caso como vamos consumir a quinoa em salada, colocámos sal. Caso fosse para consumir, por exemplo, em sobremesa, ou iogurte, não colocávamos.
De seguida tapa-se e leva-se ao lume médio baixo, a cozer, exatamente como se de arroz se trata-se, isto é, ferver até secar, evitando destapar o tacho muitas vezes ? (tive que destapar para tirar as fotos).
Quando estiver cozida, deliga-se o lume e deixa-se tapado 5 minutos antes de destapar e mexer com um garfo, de modo a soltar os grãos.
Visite as nossas receitas com quinoa.
Qualquer dúvida que tenham, sintam-se à vontade para colocar.