Quando penso em Tarte de Maçã 🥧, penso sempre na Vóvó Donalda e nas suas Tartes de Maçã a arrefecerem à janela. Esta Tarte de Maçã à Moda Antiga, é deliciosa e perfeita para comer com uma bola de gelado de Baunilha! Deixo-lhe duas notas: se usar Manteiga com sal, não use sal; não substitua a Manteiga por Margarina.
Coloque a farinha numa taça grande. Junte a manteiga em pequenos cubos e o sal. Esfarele com a ponta dos dedos para incorporar tudo muito bem.
Passe a massa para a bancada, adicione a água gelada e amasse até conseguir moldar uma bola.
Dívida a massa na proporção de 1/3 para as tiras de cima e 2/3 para a base.
Coloque cada porção sobre película aderente, e molde-a num disco pequeno. Embrulhe-as bem na película. Deixe descansar no frigorífico no mínimo duas horas. Se preferir, faça a massa de véspera.
Na hora de preparar a tarte, ligue o forno a 220°C.
Retire o disco de massa do frio, estenda-o com a ajuda de um rolo de massa, entre duas folhas de papel vegetal. Forre uma tarteira com cerca de 25 cm de diâmetro, deixando um rebordo para depois dobrar sobre o recheio.
Leve ao frigorífico enquanto prepara o recheio.
Descasque as maçãs e corte-as em pequenos cubos. Coloque-os numa taça, junte o açúcar, a farinha e a canela. Envolva bem.
Retire a tarteira do frio e distribua o recheio sobre a massa.
Retire a restante massa do frio e com ela forme tiras para colocar sobre a massa, num padrão quadrado. Dobre o bordo da base, a toda a volta sobre o recheio e as tiras. Aperte bem com os dedos para fazer um bordo liso.
Leve a tarte a cozer ao forno, na prateleira mais baixa, durante 15 minutos.
Findo esse tempo, reduza a temperatura para 180°C e deixe mais 45 minutos, cuidando para que a tarte não se queime. Caso seja necessário, cubra com papel alumínio, para que termine de cozer, sem queimar.
Retire do forno, deixe repousar uns instantes antes de servir.
0 doses